A Escola de Escritoras foi criada em 2021 e saiu do papel para a vida em 2022. De lá para cá, mais de duas mil escritoras já passaram por aqui. Cada uma foi contribuindo para construir um teto todo nosso.
No entanto, nossa história começou bem antes disso. Talvez nossa história tenha surgido com Maria Firmina dos Reis, com Virginia Woolf, com Murasaki Shikibu ou com Enheduana. Talvez tenha sido antes de todas elas, com alguma escritora que ainda hoje desconhecemos.
A Escola foi sonhada por desejarmos que cada vez mais escritoras possam escrever e publicar poemas, contos, romances, crônicas, novelas. Sabemos que a jornada de uma escritora pode ser difícil e solitária. É por isso que a Escola de Escritoras existe, para que seja possível percorrermos esse caminho juntas.
Venha escrever com a gente!
Débora Porto é mestra (UFRGS) e doutora (PUCRS) em Letras, com pesquisa sobre a escrita de mulheres. É especialista em Produção e Revisão Textual (UniRitter) e graduada em Letras, com habilitação em português, italiano e inglês. É editora-chefe da Editora Polifonia. Desde 2012, trabalha com oficinas e cursos sobre escrita criativa e criação literária. É autora dos livros “As dores do parto e outros poemas”, “Eu só queria que você voltasse” e “Maria descobriu que podia”. É organizadora das coletâneas “Um teto todo nosso” e fundadora da Escola de Escritoras e da Editora Escritoras Brasileiras.
Quer participar de nossos clubes, grupos, oficinas e cursos? Tem uma ideia de curso voltado para a escrita, para a literatura ou para as artes que você gostaria de ministrar?
Entre em contato com a gente. A Escola de Escritoras é um teto todo nosso.
Como defendeu Virginia Woolf, se tivermos um teto todo nosso e se tivermos o hábito da liberdade e a coragem de escrever exatamente o que queremos e pensamos, extraindo nossa vida da vida das nossas ancestrais, nós nasceremos, como escritoras.
A Escola de Escritoras busca ser, de alguma forma, esse lugar.
A primeira Escola exclusiva para Escritoras. Para que cada vez mais mulheres escrevam, publiquem e sejam lidas!